Glossário

Concessões florestais: áreas de floresta pública concedidas por até 40 anos ao setor privado, através de um processo de licitação, para estimular o desenvolvimento de atividades econômicas que gerem renda com a manutenção da floresta em pé.

Créditos de carbono de projetos de reflorestamento: o plantio de novas árvores gera créditos através da remoção de carbono, que é absorvido da atmosfera no processo de fotossíntese e estocado na biomassa florestal.

Créditos de carbono de projetos REDD+: a conservação de florestas naturais gera créditos através da redução de carbono, visto que este permanece estocado na biomassa florestal e deixa de ser liberado na atmosfera com o desmatamento.

Florestamento/Reflorestamento: florestamento geralmente está associado ao plantio intensivo de espécies comerciais, já o reflorestamento consiste no plantio de espécies nativas, objetivando a restauração do ecossistema original.

Gases de efeito estufa (GEE): gases naturalmente presentes na atmosfera, como CO2, CH4 e N2O, que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.

Offset: é o mecanismo de compensação que permite converter a redução comprovada de emissões de GEE de um projeto em um crédito que confere a outro ator (o comprador) permissão para emitir uma quantidade equivalente de carbono.

Plano Anual de Outorga Florestal (Paof): documento elaborado anualmente pelo Serviço Florestal Brasileiro que lista as áreas de floresta pública que podem ser concedidas e descreve os critérios usados na seleção.

REDD+: Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal somado (+) à conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento dos estoques de carbono florestal.

Serviços ambientais: serviços fornecidos pela natureza que contribuem direta ou indiretamente para o bem-estar humano, como regulação da erosão do solo e dos ciclos hidrológicos ou mitigação do calor e de inundações.

Verified Carbon Standard (VCS): o padrão de certificação mais reconhecido no mercado voluntário de carbono global.